Entenda a Energia Solar
É fato que o uso de energia solar vem ganhando cada vez mais força, sobretudo, no Brasil, em que a matriz hídrica tem se mostrado insuficiente. Na verdade, o ensejo de adesão às fontes limpas e renováveis, hoje, é uma forma de posicionamento perante questões ambientais importantes, como o esgotamento dos recursos naturais.
Nesse sentido, a energia solar fotovoltaica configura-se como uma proposta no viés da sustentabilidade. A sua geração ocorre a partir de painéis solares ou fotovoltaicos, instalados em locais onde há a incidência dos raios solares para produzir energia.
Em tais estruturas, ocorre um fenômeno denominado efeito fotovoltaico, por meio do qual os raios solares são subvertidos em corrente elétrica contínua. No entanto, para ser usada nos mais diversos aparelhos eletroeletrônicos, a energia precisa estar em corrente alternada.
Para solucionar esse ponto, há, no sistema fotovoltaico, inversores, que transformam a corrente elétrica contínua em corrente elétrica alternada. Trata-se, então, de um sistema complexo e, ao mesmo tempo, utilitário por muito tempo, uma vez que seu período de vida útil é longo, entre 25 e 35 anos. Assim, ao aderir à energia solar, o consumidor obtém um ótimo custo-benefício.
Agora que você já sabe como funciona a geração de energia solar por meio, mais especificamente, dos sistemas fotovoltaicos, chegou a hora de saber quais componentes fazem parte do kit gerador de energia solar on-grid.
Portanto, não deixe de conferir esta explicação preparada pela Metalsol, Empresa Especializada em Soluções de Energia Solar Fotovoltaica.
O que Compõe um Kit Gerador de Energia Solar On-grid?
Um kit gerador de energia solar consiste em todos os itens necessários à produção energética com foco nos sistemas fotovoltaicos. A instalação de tais elementos deve se dar em locais propícios, isto é, em superfícies onde haja ampla incidência de raios solares para manter todo o potencial dos painéis.
Hoje, focaremos nas usinas solares fotovoltaicas montadas sob a configuração on-grid, ou seja, com conexão direta à rede pública de distribuição, que são, justamente, os tipos disponibilizados pela Metalsol. Saiba, agora, os itens englobados num kit gerador de energia solar on-grid.
Painéis Solares
Os painéis solares representam a estrutura mais externa do sistema fotovoltaico, sobre a qual os raios do sol incidem diretamente. Eles são retangulares, normalmente, de cor chumbo e podem se dispor sobre telhados, terraços, campos abertos, entre outros locais.
É a presença dos painéis solares que possibilita a conversão dos raios solares em energia elétrica, devido ao conjunto de células fotovoltaicas que reagem quando expostas à radiação do sol. A quantidade de painéis instalados dependerá das demandas do local, bem como de fatores climáticos.
Suporte de Fixação
O suporte de fixação se posiciona abaixo dos painéis solares e, além de fixá-los na estrutura onde foram instalados, ele serve como elemento de inclinação, para criar um posicionamento favorável à incidência dos raios de sol.
Atualmente, no mercado, existem diversos tipos de suportes de fixação, diferentes quanto ao preço, ao tamanho e à eficiência. A escolha pelo modelo ideal dependerá das orientações da empresa instaladora, que fará uma análise prévia e apresentará um projeto de sistema fotovoltaico.
Inversores e Cabos
Em primeiro lugar, os inversores são caixas, normalmente, retangulares, que convertem a corrente elétrica contínua em corrente elétrica alternada. Esse processo é fundamental para que a energia gerada consiga ser utilizada nos mais diversos aparelhos. Já os cabos são feitos de cobre, com isolamento termoplástico, e servem para conduzir a energia solar dos painéis até os aparelhos em si e, também, para promover a conexão com a rede elétrica pública.
Materiais Elétricos de Proteção
Para conservar o sistema solar fotovoltaico, há materiais elétricos, como disjuntores de proteção das correntes elétricas, conectores de módulos e cabeamentos elétricos, dispostos para preservar a utilidade dos painéis e conceder segurança aos equipamentos.
Medidores Bidirecionais
Os medidores bidirecionais, também denominados relógios bidirecionais, conseguem medir a quantidade de energia consumida, o que permite, inclusive, saber se houve produção excedente para injeção na rede elétrica pública. Esse controle é essencial, por exemplo, nas políticas de net metering e feed-in-tariff, em que o excedente é disposto na distribuição elétrica comunitária para, respectivamente, obter descontos na conta de luz ou aquisição de tarifa-prêmio.
(H3) Metalsol: Empresa Especializada em Soluções de Energia Fotovoltaica
A energia solar apresenta um excelente custo-benefício, sobretudo, devido ao longo período de vida útil dos painéis. Na verdade, essas estruturas, com apenas pequenas manutenções, perduram por mais de 25 anos. Para usufruir de todos os benefícios dos sistemas fotovoltaicos, é preciso instalar um kit gerador de energia solar. Portanto, conte com a Metalsol.
Elaboramos um projeto inicial com base nas suas demandas e, após homologação junto à distribuidora pública de energia, realizamos a implantação. Nossos projetos de sistema fotovoltaico para obtenção de energia solar são disponibilizados a você, cliente, com um diferencial: a agilidade.
Também fornecemos todo o suporte pós-instalação, com manutenções preventivas e corretivas. Acesse o nosso site e solicite um orçamento via WhatsApp ou e-mail!
Leia Mais :
Obra: Instalação de Usina Solar Fotovoltaica em Congonhas MG
Antes e depois na conta com Energia Solar
Como desenvolver um projeto de usina solar para a concessionária?