Como desenvolver um projeto de usina solar para a concessionária?

Como desenvolver um projeto de usina solar para a concessionária?

Projeto De Energia Solar Tudo o Que Você Precisa Saber

A energia solar vem sendo cada vez mais requisitada por ser uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável. Além disso, trata-se de uma ótima opção para reduzir os altos gastos com energia elétrica.

Por isso, nos últimos anos, projetos de usinas solares e de painéis fotovoltaicos vêm se popularizando. Hoje, há milhares de pessoas e empresas, dos mais diversos segmentos, que utilizam placas solares para converter a radiação solar em eletricidade. Esses sistemas, vale lembrar, podem ser instalados tanto em terra quanto sobre a superfície de corpos d’água.

Para quem deseja pôr em prática um projeto de usina solar, é necessário realizar a aquisição e a instalação do sistema fotovoltaico para, assim, conseguir converter a energia solar em eletricidade. Sendo assim, entender como ocorre o efeito fotovoltaico é primordial para proceder com o projeto de energia solar residencial ou comercial.

O projeto de usina solar calcula a potência dos módulos utilizados, analisa as faturas e desenvolve uma estimativa de retorno financeiro para identificar se é mais viável e econômico aderir a esse tipo de tecnologia.

Se você está se perguntando como montar um projeto de usina solar, acompanhe este texto, produzido pela Metalsol, e tire todas as suas dúvidas!

O Que é e Como Funciona Uma Usina Solar Fotovoltaica ? 

Um projeto de usina solar consiste em um conjunto de painéis, bem como de um sistema fotovoltaico. Desse modo, o principal objetivo do projeto de usina solar ou de energia solar fotovoltaica é reduzir o valor da conta de luz. Não se pode vender a energia para a concessionária, o que pode fazer é compensar os créditos em outra conta.

O desenvolvimento da energia ocorre pelos painéis solares, que produzirão energia elétrica em corrente contínua. Mas, para tanto, é necessário obter um equipamento conhecido como inversor solar, que converte a corrente contínua em corrente alternada, de modo que a energia esteja apta para o consumo.

Como Montar um Projeto de Usina Solar

Fazer um projeto de usina solar para concessionária de energia elétrica pode ser muito desafiador e, portanto, requer dedicação. Por isso, é necessário entender todas as etapas desse importante processo a partir do qual se produz energia solar residencial, para executá-lo da melhor forma possível.

Identificar o local do projeto

O primeiro passo para montar um projeto de usina solar fotovoltaica é escolher bem o local onde será construído. É preciso que a escolha do  local seja próxima de rodovias e de recursos de manutenção.

Os parques de energia solar necessitam de bastante espaço, pois os painéis serão expostos à luz do sol. Além disso, é fundamental providenciar a autorização legal, emitida por órgãos ambientais para tal instalação.

Determinando o ponto gerador de conexão à rede elétrica

O segundo passo para dar seguimento ao projeto de usina solar para concessionária é determinar o ponto de conexão à rede, ou seja, verificar se o nível de radiação solar é suficiente para gerar energia solar do local.

A rede deve ser capaz de absorver a saída da estação solar fotovoltaica em sua capacidade total, pois o nível de exposição ao sol é decisivo para avaliar o potencial do gerador. É preciso, ainda, atender aos requisitos de custo de fornecimento de linhas de energia ao ponto de conexão.

Documentação

O terceiro ponto do desenvolvimento do projeto de usina solar é muito importante, que consiste na documentação. Esta etapa é fundamental para obtenção dos direitos da terra, desenvolvimento da documentação do projeto e aprovação da construção de acordo com as leis da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Construção do projeto de usina solar

Nesta fase de construção do projeto de usina solar, utilizam-se sistemas de montagem e estruturas de suporte específicas para fixar os painéis solares no solo ou no telhado. Esse sistema de montagem é fácil e rápido, além de ser eficiente e facilitar a escalabilidade.

Os painéis solares são montados com suporte de alumínio ou aço galvanizado a fogo e fixadores de aço inoxidável. Além disso, algumas usinas em solo são equipadas com “trackers”, rastreadores de sol que permitem corrigir a angulação dos painéis conforme a irradiação solar em diversos momentos do dia. Esse sistema é capaz de gerar até 45% mais de energia se comparado a qualquer outro similar que não possui o Tracker.

Conexão com a rede

Na etapa final, após a construção do projeto de usina solar, chegou o momento de conectar a usina à rede. Conforme o acordo com as autoridades locais, são instalados os sistemas de monitoramento remoto da operação da usina para conseguir acompanhar a performance do sistema fotovoltaico.

Geralmente, a vida útil de um projeto de usina solar é entre 25 e 30 anos, entretanto, deve-se efetuar uma manutenção mínima, feita por profissionais altamente confiáveis. Com a Metalsol, empresa de energia fotovoltaica especializada, você obtém esse e outros serviços