Projeto e Instalação

Elaboramos projetos personalizados para atender a sua necessidade.

O que é um sistema fotovoltaico?

Sistema fotovoltaico é uma tecnologia de geração de energia através de raios solares. Esse sistema consiste na instalação de painéis nos telhados para proporcionar abastecimento energético, seja de locais residenciais, comerciais, industriais ou rurais.

O que acontece no sistema fotovoltaico é um fenômeno chamado de efeito fotovoltaico. Esse efeito ocorre quando há a criação de uma tensão elétrica ou de uma corrente elétrica em determinado material, quando este é exposto à luz.

No caso do sistema fotovoltaico, os painéis instalados possuem átomos de silício. Quando as partículas de luz solar, os chamados fótons, se encontram com a superfície dos painéis, há o deslocamento de elétrons e a criação do efeito fotovoltaico, ou seja, dessa corrente elétrica.

Na MetalSol, trabalhamos com a instalação de sistema fotovoltaico on grid, também chamado de sistema conectado à rede. Nesse sistema, a energia solar é colocada diretamente na rede elétrica. Ou seja, o sistema fotovoltaico transforma a luz solar em energia elétrica, através das células fotovoltaicas, e a joga dentro da rede elétrica do local, por meio de inversores.

Como funciona o sistema fotovoltaico on grid?

O sistema fotovoltaico on grid transfere a energia solar diretamente para a rede elétrica. A energia é recebida pelos painéis em corrente contínua (CC) e os inversores interativos são responsáveis por transformá-las em uma corrente alternada (CA) com forma de onda igual a energia elétrica da distribuidora.

Esses inversores misturam as duas energias, solar e elétrica, para que os aparelhos da residência que estão conectados à rede possam ser alimentados.

Ou seja, o sistema fotovoltaico on grid funciona junto com a rede de distribuição de energia elétrica local, inserindo a energia solar no quadro da rede.

A cobrança da conta virá de duas maneiras: a energia elétrica consumida e a energia elétrica injetada, que, no caso, são mensuradas pelo medidor da residência ou estabelecimento.

Dessa maneira, é possível economizar até 95% no valor da conta de energia elétrica. O excedente produzido e não utilizado pode ser transferido para a distribuidora e isso gera ganho de bônus para abater o valor da energia consumida.

Como funciona a instalação de sistema fotovoltaico?

A instalação de sistema fotovoltaico é feita a partir de etapas, que consistem numa instalação por completo. Isso inclui o projeto elétrico, projeto de fixação estrutural, homologação do sistema junto a concessionária de energia, instalação dos painéis, garantia, manutenção e assistência pós-instalação.

Para que o sistema fotovoltaico funcione adequadamente, é necessário que a instalação seja bem feita, o que evita quedas de energia, problemas na rede elétrica e manutenções constantes. A instalação de sistema fotovoltaico em Belo Horizonte dura em torno de dois a três dias.

Na MetalSol, são desenvolvidas peças e elaborados projetos personalizados, como, por exemplo, estacionamentos cobertos por painéis fotovoltaicos, estruturas aquáticas etc. São projetos estruturais inovadores e ousados, que englobam sistema de fixação de painéis, cálculos estruturais, fabricação e instalação de todo o sistema.

Vantagens do sistema fotovoltaico

O sistema fotovoltaico tem um grande papel como alternativa sustentável para a geração de energia. Essas alternativas têm o objetivo de evitar o uso de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.

Ou seja, o sistema fotovoltaico utiliza a luz do sol, sendo esta uma fonte de energia gratuita, renovável, alternativa e limpa.

Os benefícios de aderir a instalação de sistema fotovoltaico são inúmeros. Primeiramente, é uma solução autossustentável que contribui para a diminuição dos impactos ambientais e crescimento econômico.

Outra vantagem é a redução considerável dos custos energéticos e da conta de luz. Com a instalação de sistema fotovoltaico, é possível ter uma redução de até 95% na conta. Além disso, é um produto muito durável, que pode ter uma vida útil de 25 a 35 anos. Ou seja, o custo-benefício é altamente vantajoso.

Outro fator importante é que oferecemos garantia e seguro para todos os nossos produtos, contra roubo, furto, mau funcionamento e quebra. Também prestamos assistência técnica e manutenção, periodicamente.

Confira outros benefícios do sistema fotovoltaico em Belo Horizonte:
● Energia silenciosa
● Não polui
● Fonte de energia gratuita
● Baixa necessidade de manutenção
● Facilidade na instalação
● Valoriza o imóvel
● Ocupa pouco espaço
● Resistência a condições climáticas

Transforme a sua relação com a energia, aliando sustentabilidade, economia, independência, e tudo isso de forma prática e facilitada. Contate a MetalSol para fazer um orçamento para a instalação de sistema fotovoltaico em Belo Horizonte.