Energia Solar: uma Nova Tendência Altamente Vantajosa
Investir em energia solar pode não parecer um investir viável numa primeira perspectiva, sobretudo, devido ao investimento inicial que se precisa desembolsar. No entanto, se considerarmos a possibilidade de economia com as contas de luz e a durabilidade de um sistema fotovoltaico, percebemos que esta ideia é errônea.
Isso porque investir em energia solar é, sim, uma opção economicamente mais vantajosa em detrimento dos gastos advindos de outras fontes de distribuição, como a energia elétrica pública, por exemplo, proveniente, majoritariamente, das hidrelétricas. Na verdade, um dos principais “gargalos” do Brasil é, justamente, o fato de a rede de distribuição comunitária usar matrizes energéticas caras.
Dessa forma, a energia solar, que pode ser usada tanto em residências quanto em negócios dos mais diversos setores, vem ganhando destaque, até mesmo, em decorrência de iniciativas em prol da sustentabilidade que têm sido fomentadas nos últimos anos. No Brasil, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para promover o maior uso de energias renováveis, criou sistemas de compensação, em que o proprietário recebe créditos a serem abatidos nas contas de luz.
Paralelamente, muitos bancos possuem linhas de crédito especial para o financiamento de um projeto de energia solar, o que acaba por facilitar a implantação de sistemas fotovoltaicos, até mesmo, no caso de clientes que ainda não possuem todo o valor do investimento inicial.
Diante disso, você pode perceber que é totalmente possível instalar placas solares e usufruir de uma fonte renovável e sustentável. Mas, você conhece outras vantagens de investir em energia solar em 2022?
Então, acompanhe esta leitura preparada pela Metalsol, empresa especializada em sistemas fotovoltaicos.
Por Que Investir em Energia Solar em 2022?
No ano de 2021, o aumento da conta de luz se tornou alarmante entre os consumidores, o que interferiu, também, no preço de outros produtos, como itens alimentícios, por exemplo. Na verdade, essa instabilidade na cobrança veio como reflexo da pandemia, momento em que a utilização de energia aumentou exponencialmente, assim, a disponibilidade das principais matrizes usadas no país passou a não ser mais suficiente para suprir a utilização da população.
Só em dezembro do mesmo ano, o consumidor já estava pagando, em sua conta de luz, um extra de R $14,20 por 100 kWh consumidos. Este cenário está longe de melhorar em 2022 e nos próximos anos, pois, segundo especialistas, ainda notaremos os efeitos desse aumento, principalmente, por conta das projeções de períodos de seca. Se, de fato, chover pouco em 2022, o cenário pode ficar mais alarmante.
Por isso, o primeiro fator favorável a investir em energia solar em 2022 é a economia com as contas de luz. No sistema on-grid, em que ainda há conexão com a rede pública de distribuição, o proprietário pode se beneficiar com a obtenção de créditos a serem abatidos nas faturas de energia.
Sendo assim, quando a produção das placas solares for maior do que o uso, esses créditos são gerados. O consumidor pode abatê-los nas próximas faturas se precisar pagar por energia proveniente da rede pública, nos dias em que a utilização tenha sido maior do que a produção dos painéis solares. De modo geral, a economia pode chegar a 95% na conta.
Por tal fato, o consumidor obtém um esquema de proteção contra o aumento das tarifas de luz, já que o uso advindo da rede pública se tornará quase que irrisório. Vale, ainda, lembrar que esta é uma vantagem de investir em energia solar altamente proveitosa, já que os preços da energia estão subindo a índices mais altos que os da própria inflação oficial, o IPCA.
O segundo ponto que torna viável investir em energia solar em 2022 é a valorização do imóvel. Locais que apresentam instalações completas de sistemas fotovoltaicos são mais valorizados no mercado. Isso porque o possível comprador se sentirá atraído diante da economia que será propiciada com as placas solares. Sendo assim, ele ficará disposto a pagar mais pelo imóvel, até mesmo, pela independência que a energia solar proporciona.
Metalsol: Invista em Energia Solar com os Nossos Serviços
Diante de tantos pontos positivos de se investir em energia solar em 2022, como descontos nas contas de luz, proteção contra o aumento das cobranças tarifárias e valorização do imóvel, não podemos deixar de citar outro benefício: a sustentabilidade.
O sistema fotovoltaico não é poluente e não provoca degradação do meio ambiente, além de ser uma fonte inesgotável e renovável de energia. Por isso, ao investir em energia solar, você contribuirá para a proteção do meio ambiente.
Por isso, conte com a Metalsol, empresa especializada em sistemas fotovoltaicos, para investir em energia solar. Acesse o nosso site e solicite um orçamento!