You are currently viewing Modelos de Painel Solar: Conheça os Principais

Modelos de Painel Solar: Conheça os Principais

  • Post category:Blog

Modelos de Painel Solar: Conheça os Principais

Quando se pretende fazer um orçamento para instalação de uma usina solar é importante saber quais tipos de painéis fotovoltaicos existem, suas diferenças e as principais vantagens de cada modelo. É necessário analisar as características de cada painel de energia solar para encontrar o que de fato lhe garantirá uma melhor geração e um melhor custo benefício.

painel-solar-fotovoltaico

Hoje, a Metalsol, empresa de energia solar em Belo Horizonte, trouxe algumas explicações para tirar todas as suas dúvidas sobre os modelos de painéis fotovoltaicos do mercado e o que analisar antes de adquirir o seu. Confira!

O Que Analisar no Painel Solar

Certificação

Apesar de ser necessário apenas o selo do Inmetro para a comercialização no Brasil, recomenda-se que opte por placas que também possuam o certificado IEC 61215 para melhor garantia de durabilidade e segurança.

Modo de Fabricação das Células Fotovoltaicas

Apesar de não ser o único material utilizado na fabricação de painéis fotovoltaicos, o silício é o mais utilizado, esse por sua vez é subdividido em monocristalino e policristalino, resumidamente, o monocristalino possui uma eficiência um pouco maior, porém por ter um processo de fabricação mais complexo também se torna mais caro, tendo isso em mente cada tipo de painel se encaixará melhor em diferentes casos.

Fabricante do Painel Solar

É importante analisar se a empresa é qualificada, pois o processo de fabricação é bem delicado e quanto mais renome tiver a marca, mais segurança você terá ao escolher seu painel solar.

Garantia do Painel Solar

Normalmente a garantia é de 25 anos com uma tolerância de 20% de perda sobre a eficiência das placas. 

Tendo em vista toda a análise acima chegamos a principal característica a ser analisada, que é a porcentagem de eficiência do painel solar, ou seja, a quantidade de radiação solar que a placa conseguirá converter em energia. Vale ressaltar que o painel mais eficiente atualmente possui uma taxa entre 15% – 20%.

Existem diversos motivos que alteram essa eficiência, o material utilizado na fabricação dos painéis fotovoltaicos é o principal.

Tipos de Painéis Solares

Painel Solar Fotovoltaico de Silício Monocristalino

A tecnologia encontrada nesse modelo de painel solar é a que está no mercado a mais tempo, por isso é a mais eficiente. Cada célula fotovoltaica é feita a partir de um cristal de silício puro e que possui uma fácil identificação quando pronto pois tem os cantos arredondados e sua cor uniforme indica sua alta pureza. 

A fim de aproveitar melhor a área do painel, cada célula possui 4 cortes laterais que otimizam o espaço disponível nos painéis solares monocristalinos. 

  • Eficiência média dos painéis solares monocristalinos: 15 – 22%.
  • Técnica: Forma arredondada.
  • Dimensões padrão da célula fotovoltaica: 10x10cm; 12,5×12,5cm; 15×15,0cm. 
  • Cores: Azul escuro ou quase preto (com antirreflexo), cinza ou azul acinzentado (sem antirreflexo).

Painel Solar Fotovoltaico de Silício Policristalino

Os primeiros painéis à base de silício policristalino, também conhecidos como polisilício e silício multicristalino, chegaram ao mercado em 1981. Tanto o silício monocristalino quanto o policristalino são feitos de silício e a principal diferença entre os dois é o método de fundição do cristal. 

  • Eficiência média do painel solar de polisilício: 14 – 20% 
  • Tecnologia: fundição de polisilício, aquecimento de formação. 
  • Formato: célula fotovoltaica quadrada. 
  • Tamanho padrão: 10x10cm; 12,5×12,5cm; 15×15. 
  • Cores: Azul (com antirreflexo), cinza prateado (sem antirreflexo).

Painel Solar de Silício Amorfo (a-Si)

Devido à baixa potência gerada por essa tecnologia, as células à base de silício amorfo eram usadas apenas em pequenas aplicações, como calculadoras de bolso. Porém, graças às evoluções tecnológicas, essa tecnologia também tem sido aplicada em larga escala. 

Ao empilhar várias camadas de células solares se consegue uma alta eficiência, ocasionando em uma maior geração, porém o custo também é elevado.

Painel Solar de Telureto de Cádmio (CdTe)

Telureto de cádmio é o único a se aproximar das células de silício em questão custo/eficiência dentre os painéis solares que possuem uma fina película.

Essa tecnologia opera normalmente na faixa de 9-16%. 

A empresa FirstSolar instalou mais de 5 gigawatts de painéis fotovoltaicos de filme fino com base na tecnologia de telureto de cádmio em todo mundo. A empresa possui recorde mundial de CdTe PV com eficiência de 16%. A instalação desses painéis fotovoltaicos é indicada para grandes campos solares, assim como para grandes usinas de energia solar.

Painéis Solares de Seleneto de Cobre, Índio e Gálio (CIS /CIGS)

As células solares CIGS mostram o potencial de maior eficiência em comparação com as outras tecnologias mencionadas acima. Estas células solares contêm menos cádmio. A produção desses painéis começou na Alemanha em 2011. A eficiência dos painéis solares opera na faixa de 10-12%, com painéis vendidos no Brasil ultrapassando 13%.

Atualmente esse tipo de painel ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento, mas que aparentam ter um futuro promissor com um grande aprimoramento.

Células Fotovoltaicas Orgânicas (OPV)

Uma célula solar orgânica é um tipo de célula solar de polímero que usa a eletrônica orgânica, para absorção de luz e transporte de carga para a produção de eletricidade a partir da luz solar pelo efeito fotovoltaico. A célula solar de polímero orgânico foi idealizada há muitos anos como uma tecnologia fotovoltaica flexível, de baixo custo, feita utilizando processos de impressão, máquinas simples e materiais abundantes. 

Essa tecnologia não é muito utilizada e temos poucas empresas no mercado que ainda a utilizam.

Painel Solar Híbrido – HJT

Esse tipo de painel se trata da junção do silício monocristalino com uma camada de silício amorfo. Com esse processo temos como resultado placas fotovoltaicas com uma eficiência entre 21% e 24%.

O processo de fabricação se assemelha com a fabricação dos monocristalinos, porém com algumas pequenas diferenças.

Este é o painel solar com maior eficiência até o momento, contudo ainda não está disponível no mercado.

Com essas informações fica bem mais fácil escolher o painel ideal para sua necessidade. Para saber mais informações e dar início ao seu projeto de usina solar fotovoltaica, seja ele comercial ou residencial, entre em contato com a Metalsol, empresa de energia solar em Belo Horizonte!