Manutenção

Realizamos serviços de manutenção garantindo a produtividade e durabilidade dos sistemas de energia fotovoltaicos.  

Serviço de Manutenção de Sistemas Fotovoltaico On-Grids

Quando os sistemas fotovoltaicos são instalados da maneira adequada, a necessidade de manutenção é bastante reduzida. Mas, ainda assim, é necessário fazer manutenções periódicas para garantir o bom funcionamento do sistema e sua vida útil.

É preciso que os sistemas sejam instalados em um local adequado, que propicie escoamento facilitado da água da chuva, o que contribui para a limpeza natural dos painéis. Além disso, recomenda-se que fiquem longe de árvores, pois isso, além de reduzir a captação da luz solar pelos painéis, pode prejudicar o sistema com a queda de galhos e folhas.

Na manutenção de sistemas fotovoltaicos, em Belo Horizonte, é realizada a limpeza e verificação de todos os mecanismos do painel a fim de garantir que eles estejam funcionando corretamente, evitando problemas que vão gerar baixo desempenho do sistema.

Importância da manutenção de sistemas fotovoltaicos

É fundamental fazer limpeza e manutenção de sistemas fotovoltaicos para garantir a conservação da estrutura. Existem vários problemas que podem danificar os sistemas e prejudicar o desempenho de suas funções de captação de energia solar.

Algumas coisas que podem sujar os sistemas fotovoltaicos são folhas, galhos, dejetos de animais, poluição, poeira, fuligem e outras partículas presentes no ar. O acúmulo dessas sujeiras interfere na efetividade dos painéis e causa perda na produção de energia. Além disso, se não forem limpos periodicamente, os sistemas acabam se deteriorando e reduzindo a vida útil.

Os painéis contêm células fotovoltaicas que são responsáveis por captar os raios solares e transformá-los em energia.

Se existe algo bloqueando o painel, a energia solar não penetra nas células, fazendo com que ele produza menos energia. Em locais que têm menos poeira e chove com frequência, a frequência de manutenção de sistemas fotovoltaicos costuma ser menor, pois a água da chuva faz uma limpeza natural. Mas é importante ressaltar que, mesmo assim, é preciso estabelecer uma rotina de limpeza nos seus painéis.

Além da limpeza, a manutenção de sistemas fotovoltaicos precisa englobar uma completa avaliação da parte elétrica e estrutural. Isso garante que tudo esteja funcionando perfeitamente e previne possíveis problemas que possam danificar o sistema.

Como funciona a manutenção de Sistemas Fotovoltaico On-Grids em Belo Horizonte?

Na MetalSol, realizamos a manutenção de sistemas fotovoltaicos para garantir a integridade dos seus painéis, mantendo-os com total capacidade de geração de energia e aumentando sua vida útil.

No serviço de manutenção de sistemas fotovoltaicos, em Belo Horizonte, é feita a limpeza para retirar sujeiras e qualquer coisa que possa prejudicar o recebimento da luz solar nos painéis fotovoltaicos.

Depois disso, é realizada uma completa verificação de todos os aparelhos, como o ventilador, o inversor, os dispositivos de proteção elétrica, os cabos, a bateria e o estado dos módulos solares fotovoltaicos.

Essas manutenções consistem em testes de funcionamento, limpeza das peças, verificação de conectores e terminais a fim de evitar sobrecargas e curto circuitos.

Todas as instalações são analisadas e ajustadas, para certificar de que não há sinal de problemas e nem desgaste ou oxidação de peças. Caso seja detectado algum problema com qualquer elemento dos sistemas fotovoltaicos, são realizadas substituições.

É recomendado que o proprietário dos sistemas fotovoltaicos também realize inspeções próprias de rotina, procurando, se possível, limpar as placas com água e um pano, ou instrumentos de cerdas macias, especialmente se não chover durante certo período de tempo.

Não se deve usar jatos de água, instrumentos abrasivos, nem produtos químicos diretamente nos painéis, para não os danificar.

É possível verificar também o estado do inversor, as entradas de cabos e tampas, etc. Essa verificação periódica ajuda muito para certificar que o sistema está em bom estado e evitar problemas futuros.

Caso encontre qualquer problema, é essencial entrar em contato com a empresa de sistemas voltaicos em Belo Horizonte para fazer uma checagem completa do sistema.

A recomendação é que a manutenção de Sistemas Fotovoltaico On-Grids seja feita, pelo menos, de seis em seis meses. Em lugares que não chove com frequência e existe muita concentração de poluição e poeira, a indicação é de quatro em quatro meses, pelo menos.

Na MetalSol, você tem garantia e seguro para seus sistemas fotovoltaicos para problemas como roubo, furto, mau funcionamento e quebra. Nós prestamos assistência técnica e manutenção periodicamente para você ficar tranquilo e ter instalações em perfeito estado por anos, sem problemas.