Entenda a diferença entre sistema On-Grid e Off-Grid

Entenda a diferença entre sistema On-Grid e Off-Grid

  • Post category:Blog

Você já ouviu falar em sistema on-grid e off-grid? Sabe quais são as diferenças entre os dois? Ambos os termos se referem ao funcionamento dos sistemas solares fotovoltaicos instalados em residências, propriedades e estabelecimentos comerciais para a geração de energia elétrica. Entender quais são as diferenças entre um sistema on-grid e off-grid de energia solar é algo muito importante na hora de adotar esse tipo de gerador de energia elétrica.  Aqui vamos te explicar um pouco sobre cada um deles e suas principais diferenças. Confira!

Sistema On-Grid

Para melhor entender como ele funciona, vamos começar explicando sua tradução. Para tradução livre da palavra, podemos traduzir “on-grid” como “na rede”.

O sistema on-grid é uma forma de sistema fotovoltaico que possui conexão com a rede pública. Portanto, ele possui um aparelho inversor interativo que converte a energia solar em energia elétrica e envia o excedente para a rede elétrica. Este envio para a rede acontece quando o sistema produz mais energia do que a propriedade consome, gerando créditos de energia para o proprietário do sistema que podem ser aproveitados em até 60 meses.

As pessoas que utilizam do sistema on-grid, também possui um sistema de compensação, isto é, quando não há incidência solar suficiente para gerar energia fotovoltaica (durante a noite, por exemplo), a concessionária fornece energia para esse usuário.

 

As principais vantagens do sistema on-grid são:

  • É a opção mais barata para seu bolso, por se tratar de uma conta de não haver a necessidade comprar baterias para armazenar a energia produzida;
  • O sistema é mais eficiente, uma vez que a energia é injetada diretamente na rede;
  • Como a manutenção do sistema é barata e dura por mais tempo. As placas podem ter uma vida útil de 25 a 30 anos;
  • Caso o proprietário possua outra residência ou empreendimento sob o mesmo CPF ou CNPJ, ele pode utilizar os créditos para abater a conta de energia desses locais.

 

Sistema Off-Grid

O sistema off-grid é mais caro que o sistema on-grid e funciona de maneira autônoma, ou seja, sem a necessidade de conexão com a rede de distribuição da concessionária. Para isso, ele precisa contar com baterias, que são as responsáveis por armazenar a energia excedente que foi produzida. Apesar desta diferença, o funcionamento dos sistemas é bem semelhante.  A energia solar é captada pelos painéis solares, na sequência o sistema fará a transformação da corrente contínua para alternada e por fim a distribuição.

A diferença está na forma de armazenamento do excedente. Enquanto o sistema on-grid envia a energia excedente para a rede da concessionária, através do medidor bidirecional, o sistema off-grid armazena tal excesso em baterias, as quais fazem parte do sistema fotovoltaico.

As principais vantagens do sistema off-grid são:

  • Caso houver algum apagão e se suas baterias estiverem carregadas, sua casa ainda possuirá energia;
  • Não tendo vínculos com a rede de distribuição, consequentemente você não receberá cobranças da concessionária;
  • Você pode ter energia em locais de difícil acesso, onde a concessionária não tem acesso.

 

Desvantagens

Algumas desvantagens sobre os sistemas devem ser levadas em consideração na hora da sua escolha. O sistema on-grid, por exemplo, em caso de apagão na sua rua, você continuará sem energia, uma vez que seu sistema é automaticamente desativado por questões de segurança.

A principal desvantagem do sistema off-grid é que ele é um sistema mais caro, por conta das baterias. Além disso, a vida útil delas é bem menor – em torno de 5 anos ou menos -, obrigando o usuário a trocá-las recorrentemente.

 

Qual o melhor para se escolher

Essa pergunta não possui uma resposta exata! Tudo depende da necessidade da pessoa que vai utilizar o serviço. Cada um desses sistemas possui seus pontos fortes e pontos fracos, é claro, surge a necessidade de saber qual se enquadra melhor a suas necessidades. A principal diferença entre eles, como você pôde notar, é a autonomia completa de um e a necessidade de conexão com a rede do outro.