You are currently viewing Conheça o Selo BH Sustentável e a Certificação de Crédito Verde

Conheça o Selo BH Sustentável e a Certificação de Crédito Verde

O Programa de Certificação Ambiental de Belo Horizonte Propõe que Edifícios Adotem Ações Redutoras do Impacto Ambiental Consigam se beneficiar Com descontos ou Isenção Total de Créditos Tributários e não Tributários

O que é o Selo BH Sustentável e a Certificação de Crédito Verde?

A Certificação de Crédito Verde é um Programa destinado ao âmbito de sustentabilidade ambiental promovido pela prefeitura de Belo Horizonte. A política pública visa minimizar e reduzir os impactos ambientais gerados pela ação da construção civil e de empreendimentos, sejam eles públicos ou privados, com atividades desenvolvidas no setor industrial, comercial ou até mesmo residencial.

Assim, com o programa a expectativa é que haja uma redução considerável no consumo de água, de energia, das emissões nocivas à atmosfera e também da geração exacerbada de resíduos, promovendo ações que apoiam a reciclagem e o reaproveitamento de produtos descartados incorretamente na natureza.

Com o objetivo de incentivar a ação sustentável na região e reduzir os impactos decorrentes da mudança climática, o programa visa oferecer meios de fomentar a conscientização ambiental por meio de benefícios para as empresas participantes do projeto.

Caso o empreendimento cumpra todas as regras e regimentos necessários para receber o Certificado de Crédito Verde, ele poderá ter direito a isenção parcial ou total de créditos tributários e não tributários inscritos na dívida ativa de Belo Horizonte, desde que esses créditos não sejam relacionados com alguns regimes tributários específicos, seja do âmbito previdenciário e outros.

Quais são os Critérios para Participar do Programa?

Para aderir ao programa, é necessário que o empreendimento não tenha nenhuma pendência relativa à fiscalização e aos licenciamentos ambientais. Para além da regulamentação burocrática, é necessário que a empresa se comprometa a realizar algumas ações ambientais, sendo elas: economia de 30% do consumo de água; realizar ações de práticas socioambientais através de um projeto de sustentabilidade; ter 70% de presença nos webinários oferecidos, além de promover ações do Plano de Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa.

Assim, a empresa será certificada e terá direito aos benefícios tributários. A adesão dos interessados a participar do Programa de Certificação pode ser realizada de forma voluntária e a previsão é de que a adesão dos empreendimentos ao programa possa contribuir positivamente para que a cidade no geral consiga reduzir a emissão de gases de efeito estufa, definida como meta para 2030.

Além disso, Belo Horizonte pode se tornar exemplo de gestão pública ao promover melhoria nas condições socioambientais, além de possuir uma ação de fomento ao empreendedorismo consciente. Dentre algumas ações que são importantes para que a empresa consiga chegar na meta estabelecida, é necessário avaliar a viabilidade técnica do empreendimento para identificar os meios de reduzir os impactos nocivos ao meio ambiente.

Logo após, é necessário reunir a documentação a ser entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, assim, elaborar uma análise que possa acompanhar o desempenho do empreendimento e observar a evolução na simulação ambiental do Sistema de Avaliação online. Após todas as etapas concluídas, basta providenciar o envio da documentação que comprove as metas atingidas e aguardar a obtenção do certificado.

Medidas que Podem ser Implementadas no seu Empreendimento

Apesar de simples, é importante avaliar quais os meios possíveis para bater as metas estipuladas, assim, é necessário se informar de quais ações podem te auxiliar. Dentre as condições disponíveis no mercado, está a implementação de um sistema de energia solar. O sistema, além de ser benéfico para o meio ambiente, pois não gera poluentes e nem utiliza matéria prima não renovável, também é um ótimo amigo para o seu bolso.

Com a substituição dos meios convencionais de energia elétrica para a conversão de energia solar, é possível gerar economia de até 95% no valor das contas. E caso o investimento inicial não seja tão interessante para você, temos boas notícias! É possível fazer o uso compartilhado das placas, ou seja, ambas as pessoas se beneficiam igualmente, mas o valor do investimento é reduzido pela metade.

Além disso, o aproveitamento da energia solar é durante todo o ano, mesmo em dias nublados, frios e chuvosos. Apesar da incidência solar ser menor durante esses períodos, o número de placas utilizadas em um local leva em consideração todos esses fatores, impedindo quedas de energia ou qualquer outro tipo de inconveniente.

Para saber um pouco mais sobre os programas de certificação ambiental e meios de reduzir gastos com a energia elétrica através da energia solar fotovoltaica, entre em contato conosco, possuímos uma equipe experiente e capacitada, pronta para te auxiliar e tirar todas as suas dúvidas. Para orçamentos, também estamos disponíveis através do nosso site, redes sociais, telefone e loja física. Venha nos fazer uma visita, será um prazer te receber. Além disso, temos condições exclusivas para você!