Energia Solar: Vantagens e Usos em Projetos Arquitetônicos
A energia sustentável tem se tornado cada vez mais popular, na tendência de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. Nesse sentido, a energia solar é uma alternativa para aqueles que buscam formas de consumir energia sem gerar tanto impacto ambiental. O uso de painel solar hoje é visto em empresas, prédios, casas e, também, grandes projetos arquitetônicos! A Metalsol, empresa de energia solar fotovoltaica, te mostra alguns exemplos de como isso acontece.
Qual imagem vem à sua cabeça quando você pensa em energia solar? Painéis enfileirados em um terreno vazio? Painéis instalados no telhado de uma casa ou apartamento? No geral, essa é a forma como pensamos o painel solar. Mas, a arquitetura sustentável veio para modernizar e trazer desafios quando se trata de energia solar.
Combinando design e sustentabilidade, os projetos arquitetônicos sustentáveis integram o painel fotovoltaico à construção, fazendo com que se torne parte do projeto não apenas por ser uma fonte renovável de energia, mas também pela beleza estética. Esse é o novo desafio para os arquitetos: pensar formas de integrar o painel solar em seus projetos. Antes vistos como volumosos, desconexos e pouco atraentes, agora passam a ser foco de criatividade para elaborar projetos em que a energia solar faz parte. Nos exemplos que esse artigo traz para você, é possível ter uma visão diferente do painel solar: como algo que faz parte do futuro (e do presente!) do design moderno. A tecnologia incorpora a construção civil gerando uma nova cultura, onde o foco está na sustentabilidade.
O desafio da energia solar na arquitetura é criar estruturas que além de práticas e eficientes, tenham beleza, considerando, ainda, a complexidade de cálculos para a posição dos painéis em relação ao sol, a distribuição de calor, e a estética. Sendo assim, o painel solar vai fazer parte criativamente da fachada de diversas construções, trazendo os benefícios da energia solar para a construção civil e para o meio ambiente. Para dar nome às coisas, o BIPV (Building Integrated Photovoltaics) é justamente isso: integração fotovoltaica na construção civil.
Vale ressaltar que essa tecnologia depende da legislação e é recente no Brasil, apesar de já ser aplicada ao redor do mundo. A resolução normativa que permite esse tipo de construção no Brasil foi aprovada em 2012, enquanto outros países já desenvolvem esses projetos há muito mais tempo. Mas, ainda assim, exemplos de projetos arquitetônicos gigantes que usam energia solar já existem no Brasil! A Metalsol, empresa de energia solar fotovoltaica, apresenta alguns dos mais interessantes projetos no Brasil e no mundo. Continue a leitura para conhecer!
Conheça 5 Projetos de Arquitetura Utilizando Energia Solar
O painel solar pode ser utilizado em fachadas e telhados na construção civil, bem como disponibilizado em superfície plana ou flexível. A forma de aplicação varia muito de acordo com a característica do painel solar (tamanho, flexibilidade, forma, aparência) e as particularidades de cada construção. Veja alguns exemplos de projetos arquitetônicos que utilizam energia solar:
- Estádio de Futebol Mineirão – Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Apesar de existir desde 1965, o Estádio do Mineirão foi reformulado em 2010 para receber a Copa do Mundo, que foi no Brasil. Durante essa reforma, foram instalados módulos fotovoltaicos, contendo cerca de 6 mil placas! Esse é um ótimo exemplo de como a energia solar pode ser eficiente e esteticamente vantajosa, além de ser uma fonte limpa e renovável de energia, que necessita de pouca manutenção.
- Estacionamento da UFRJ – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
A energia solar também foi a alternativa escolhida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para reduzir os impactos no meio ambiente. A universidade possui 414 painéis fotovoltaicos em seu estacionamento, no campus Ilha do Fundão. O investimento foi recompensador tanto para proteger os carros como para a geração de energia, que gerou uma economia de R$63.000,00 por ano para a UFRJ.
- Sede da Apple – Califórnia, EUA.
Um exemplo fora do Brasil é a sede da Apple na Califórnia, localizada em Cupertino, a cidade de Steve Jobs. Você sabia que essa estrutura custou uma média de 5 bilhões de dólares? Além disso, é um dos maiores sistemas de energia solar já vistos, quando consideramos prédios empresariais. E não pára por aí! A empresa já divulgou que uma nova unidade está em construção e que será o prédio mais verde do planeta. Estamos curiosos para essa novidade!
- Blackfriars Bridge – Londres, Inglaterra
Essa ponte apresenta uma estrutura super moderna de geração de energia solar, produzindo cerca de 50% de toda a energia que é necessária nas estações de trem de Londres. Com 281 metros de comprimento, a ponte tem mais de 4 mil painéis fotovoltaicos. Uma curiosidade para você: ela foi construída em 1886! Sua estrutura é antiga, apesar de ter passado por diversas reformas e modernizações. Outro dado importante: por causa da geração de energia através do painel solar, há uma redução de 511 toneladas de CO2 na atmosfera, devido ao uso da energia solar, que é uma fonte limpa e renovável.
- Sun Dial – Dezhou, Shandong, China
Esse edifício em formato de leque é o maior prédio comercial com energia solar no mundo! Ele possui cerca de 75 mil m², contando com hotel, centro de pesquisa, espaço para congressos e etc. A instalação contou com 5 mil m² de painéis fotovoltaicos, diminuindo o consumo de energia em 30%. Hoje 95% de todas as necessidades energéticas do prédio são supridas por fontes renováveis, esse número é surpreendente!
Além desses cinco projetos arquitetônicos incríveis que usam energia solar, muitos outros também podem ser citados, com especial destaque para a estética e a sustentabilidade. Acrescentamos mais dois exemplos:
- Estádio de Kaohsiung – Taiwan
É o primeiro do mundo a ter 100% do consumo de energia proveniente de energia solar! O teto do estádio é coberto por 8.844 painéis solares, responsáveis por fornecer energia para cerca de 3,3 mil lâmpadas presentes no estádio.
- Vilarejo de Sonnenschiff – Alemanha
Esse pequeno vilarejo usa energia solar para suprir as cinquenta e duas casas, residenciais e comerciais, mas, com um detalhe: ele produz cerca de 4 vezes mais energia do que consome! É isso mesmo. Essa região se tornou referência quando se trata de baixo impacto ambiental. Parte do sucesso vem da localização da região, que se encontra em um local muito ensolarado. O projeto de energia solar conta com painéis que aproveitam de forma estratégica a incidência de raios solares, otimizando o processo de geração de energia.
Siga o Exemplo!
A Metalsol, empresa de energia solar fotovoltaica, apresentou exemplos de lugares que são considerados referências de projetos arquitetônicos no Brasil e no mundo que utilizam a energia solar de forma não somente eficiente, mas esteticamente pensada. Isso é possível porque os elementos que constituem o painel solar podem ser usados juntamente com materiais que são comuns na arquitetura: vidro, metal, superfícies opacas e semitransparentes.
Esse tipo de tecnologia combinada com a energia solar permite que os arquitetos usem a criatividade e pensem em soluções diferenciadas para casas, propriedades e empresas, conectando a modernidade com a sustentabilidade. O foco é construir um futuro mais verde. E a Metalsol, empresa de energia solar fotovoltaica, está alinhada com esse objetivo!
Queremos expandir cada vez mais o uso de energia solar no Brasil, através de construções capazes de manter, também, a aparência agradável e qualidade no uso de painéis solares. Seja um projeto de energia solar residencial ou energia solar comercial, estamos aqui para apresentar ideias para você ter sua própria usina solar.
Entre em contato com a Metalsol, empresa de energia solar fotovoltaica, para saber mais!